­

Biorremediação Ambiental

Alguns dos problemas mais graves que assolam o planeta são o efeito de estufa, provocado pelas elevadas emissões de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera, a escassez de água potável e o aumento de solos agrícolas degradados ou queimados.

O recurso à utilização de microalgas para a resolução destes e de outros problemas está a assumir um importante papel a nível mundial.

 O sequestro do dióxido de carbono (CO2) com recurso a microalgas está a ser implementado em algumas indústrias, desviando parte dos gases emitidos para grandes depósitos que contêm microalgas – fotobiorreatores. A biomassa dessas microalgas, rica em compostos, poderá ter diversas aplicações: extração de óleos, aquacultura, avicultura, biofertilizantes, entre outros.

aplicacoes biorremediacao ambientalChlorella 001


Algumas espécies de microalgas também são utilizadas na remoção de nutrientes inorgânicos dos efluentes e fixação de metais pesados (cobre, chumbo, zinco, mercúrio, urânio, entre outros) reduzindo a acidez do efluente e tornando-o mais limpo.

aplicacoes biorremediacao ambiental 1S obliquus 004remocao nutrientes 1remocao nutrientes 2


A produção de mucilagem, a fixação de azoto atmosférico, a formação de células de resistência e a capacidade de aderência de partículas, transforma as microalgas em potenciais reparadores de solos degradados ou queimados.

aplicacoes biorremediacao ambiental 2alga2o 008Nostoc 009

 

 
­

Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 2012-2023 Alga2O, Lda. Todos os direitos reservados. | Portugal